TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SERGIPE SE PRONUNCIA SOBRE POLÊMICA ENVOLVENDO ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR DE LAGARTO

As eleições para o Conselho Tutelar aconteceram no último domingo (1°) em todo o Brasil. Em Lagarto, um sistema de acompanhamento on-line da apuração de votos foi disponibilizado ao público. A plataforma indicava 100% das urnas apuradas e o resultado sagrava um candidato eleito entre os 5. Porém, houve uma urna que não foi contabilizada no sistema on-line e, cruzando os dados com os números apurados de modo off-line, perceberam o erro e fizeram a recontagem, deixando o candidato na suplência.

Após manifestações na imprensa e redes sociais, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER/SE) – que disponibilizou as urnas -, se pronunciou.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe rechaça veementemente algumas críticas que estão sendo veiculadas por parte da imprensa sergipana quanto às eleições dos Conselhos Tutelares realizadas no dia de ontem (domingo, 1º de outubro).

Seria interessante que, antes de se emitir opiniões injustas e desconexas, se desse ao trabalho de verificar que a Justiça Eleitoral participou das aludidas eleições apenas a nível de apoio ao disponibilizar as urnas eletrônicas, cabendo ao Ministério Público de Sergipe atuar como órgão fiscalizador.

A organização e a logística do pleito são de inteira responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de cada município, que possui a competência de acompanhar diretamente todas as fases do processo, fato que deveria ser de conhecimento público, vez que divulgado anteriormente por este TRE.

Possíveis formações de filas, trocas de números de candidatos e/ou cadernos de votação e equívocos quanto à quantidade dos concorrentes dizem respeito a cada correspondente Conselho Municipal.

Aracaju, 2 de outubro de 2023.

Desª. ELVIRA MARIA DE ALMEIDA SILVA

Presidente do TRE/SE

 

- Henrique Andrade

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html