Videocast SE Cultural EP 3: Everalda! A Rainha do Folclore de Lagarto, emociona com legado cultural

Conheça os mestres e mestras da cultura popular sergipana nesta série especial produzida com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Governo de Sergipe, Fundação de Cultura e Arte Aperipê (FUNCAP), Ministério do Turismo e Governo Federal.

Lagarto (SE) – No terceiro episódio do Videocast SE Cultural, o público conhece a emocionante trajetória de Everalda, uma das mais ilustres representantes do folclore sergipano.Com alegria contagiante e sabedoria acumulada ao longo dos anos, Everalda fala sobre sua vida dedicada à arte popular e à preservação das tradições do povo lagartense.

O projeto é realizado por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo de Sergipe, da FUNCAP, do Ministério do Turismo e do Governo Federal, e segue dando visibilidade às vozes que constroem o patrimônio imaterial sergipano.

Uma rainha do povo

Com carisma e simplicidade, Everalda conta sua história de amor pelas festas juninas, quadrilhas, grupos folclóricos e tudo que envolve a cultura popular nordestina. Ela relembra sua infância em Lagarto, os primeiros passos na dança e o orgulho de carregar o título de “Rainha do Folclore”.

Fortes conexões

O episódio estabelece conexões com os anteriores — Juvenal do Forró e Mestra Ione — destacando a rede viva de cultura que une esses mestres populares. Everalda, inclusive, reforça a importância de projetos como este videocast, que dão visibilidade aos fazedores de cultura e às tradições mantidas com tanto esforço.

Assista ao episódio completo

O primeiro episódio do Videocast SE Cultural está disponível no canal oficial do projeto no YouTube.

Por Luciano Martins / Juventude FM

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html