Bezerro nasce com condição rara de duas cabeças no Baixo São Francisco Sergipano

Caso de policefalia em bovino chama a atenção de especialistas e comunidade local

No último domingo (1º), uma fazenda localizada no município de Propriá, no Baixo São Francisco Sergipano, foi palco de um evento incomum e intrigante: o nascimento de um bezerro com duas cabeças. O registro visual desse fenômeno raro foi compartilhado pelo jornalista Maycon Fernandes, proporcionando uma visão extraordinária da condição conhecida como “policefalia”.

A policefalia, caracterizada pela presença de mais de uma cabeça, crânios fundidos, dois pares de olhos, duas bocas e duas orelhas, é uma ocorrência atípica em mamíferos, notadamente em bovinos, ovinos e suínos. Esse fenômeno é associado a uma má-formação genética, geralmente resultado de uma falha na divisão do embrião durante as fases iniciais do desenvolvimento fetal ou de uma deficiência de tiamina. Fatores externos, como a exposição materna a produtos químicos, drogas ou infecções durante a gestação, também podem desempenhar um papel crucial.

Médicos veterinários destacam que a probabilidade de ocorrência da policefalia pode aumentar em populações onde há consanguinidade, contribuindo para a complexidade do quadro genético. Infelizmente, essa condição rara limita significativamente a expectativa de vida do animal. Em bovinos, apenas 38% dos casos de policefalia conseguem sobreviver por mais de uma semana, o que ressalta a fragilidade desses seres diante dessa anomalia genética.

Por LagartoComoEuVejo.com.br com informações de Carolina de Morais a8se

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html