Gestão estratégica impulsiona Sergipe ao 2º maior crescimento em competitividade do país
Ações planejadas nas diversas áreas asseguram a Sergipe crescimento sustentável, reconhecimento nacional e avanços na qualidade de vida
Os avanços promovidos pelo Governo de Sergipe têm transformado a realidade do estado e gerado resultados positivos. O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), destaca Sergipe como o segundo estado com maior crescimento em competitividade no país. O levantamento mostrou que o estado subiu seis posições e alcançou o 12º lugar nacional. No Nordeste, o estado ocupa agora a 2ª posição, atrás apenas da Paraíba.
A competitividade mede a capacidade de impulsionar a economia e, ao mesmo tempo, garantir qualidade de vida à população. Os índices vêm de entidades reconhecidas, comprovando que os avanços são reais, com políticas públicas práticas, que trazem avanços para Sergipe e impactam positivamente a vida dos sergipanos.
Entre os pontos que levaram Sergipe a esse salto estão os avanços em segurança pública, solidez fiscal, inovação e sustentabilidade ambiental, todos acima da média nacional. O estado recentemente chegou à sua menor taxa de desemprego na história, com 8,1%, além do maior estoque de empregos na história; recebeu a nota A na análise de Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag); e ocupou pelo segundo ano seguido o posto de estado mais seguro da região Nordeste, segundo atualização anual do Painel de Indicadores Estatísticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Reconhecimento da população
Os resultados alcançados refletem um planejamento voltado não apenas para números, mas para melhorias reais no dia a dia da população. É o caso da dona de casa Maria Letícia, que aproveitou o Arraiá do Povo, em junho, em completa sensação de segurança. “Deu para tirar o celular e usar porque a gente viu a presença da polícia. A segurança foi excelente. Não vi nenhum caso de briga ou de roubo. Em outras festas por aí, você sente essa necessidade de ter mais cuidado com o celular, mas, nesta, não. Tudo muito bem organizado”, comentou.
Outro dado positivo que interfere diretamente na vida de milhares de pessoas é o do emprego. Com o crescimento constante de vagas formais de emprego no estado e a menor taxa de desemprego da história, sergipanos nos quatro cantos do estado criam novas perspectivas e encontram nas novas vagas a chance de recomeçar.
Bruno Góes Andrade, de Ribeirópolis, foi um dos beneficiados pela instalação da fábrica de calçados Di Valentini, em Nossa Senhora Aparecida, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), do Governo de Sergipe. Após meses de desemprego, hoje ele comemora a nova oportunidade ao lado da esposa. “Foi muito difícil, cheguei a trabalhar no campo para não ficar parado. Hoje, eu e minha esposa trabalhamos aqui, temos duas rendas e conseguimos planejar nossa vida com mais tranquilidade. O emprego transformou, sim, as nossas vidas”, contou emocionado.
Sobre o ranking
O Ranking de Competitividade dos Estados, criado em 2011, analisa 100 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação. Ele é desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e formar líderes públicos capazes de enfrentar os principais desafios do país.