IFS confirma concurso público para preenchimento de vagas ainda em 2023

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) confirmou que vai realizar concurso público para preenchimento de vagas nos diversos campi para professores e técnicos administrativos, ainda em 2023. Por outro lado, a data, o número de vagas e os cargos anda não foram definidos.

Segundo a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, todos os campi têm deficiências de servidores e o governo já assinalou a realização de concursos. “Ainda não podemos divulgar o número de vagas que serão disponibilizadas para nós, mas posso adiantar que aqui no IFS já temos uma comissão composta que já está trabalhando para esse fim”, disse.

Já a integrante da referida Comissão, Moema Dantas Bispo, adiantou que as vagas para esse concurso são provenientes de exoneração, aposentadoria e vacância.

O IFS também destacou a possibilidade da realização de outros concursos graças a aprovação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei do Congresso Nacional – PLN 12/2023, que prevê a alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA) e inclui 5 mil vagas ao banco de professor-equivalente (BPEq) e quadros de referência dos técnico-administrativos em educação (QRSTAE) em todo país.

“A PLN 12/2023 prevê investimento de 202,8 milhões de reais e permitirá a contratação de professores e técnicos administrativos para as instituições federais ainda este ano. A ampliação das vagas foi solicitada pelo Ministério da Educação (MEC) e endossada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)”, observou o IFS.

Cabe destacar que a última ampliação do BPEq e QRSTAE foi realizada em 2018 e sofreu uma redução de 65% do total solicitado, o que intensificou a demanda reprimida já existente. Por isso, após a sanção presidencial do PLN, o Ministério da Educação deve emitir portaria com o quantitativo de vagas destinadas para cada Instituto Federal.

Fonte: Lagartense.com.br

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html