Guerra: Avião da FAB chega com brasileiros e estrangeiros nesta quinta

Avião da FAB chega com brasileiros e estrangeiros

Os brasileiros e estrangeiros que estão sendo resgatados da guerra na Ucrânia na Operação Repatriação já estão a caminho do Brasil. A aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira chegou a Varsóvia, na Polônia, nas primeiras horas desta quarta-feira. Após o embarque dos resgatados, o avião decolou de volta para o Brasil.

Ao todo, a missão vai repatriar 40 brasileiros — além de 23 ucranianos e um polonês, que conseguiram visto humanitário para permanecer em solo brasileiro durante a guerra. Cachorros e outros animais domésticos das famílias resgatadas, também estão no voo.

A chegada no Brasil está prevista para esta quinta-feira. Um dos passageiros é o jogador de futsal Mateus Ramirez, que conversou com a Rádio França Internacional antes de embarcar. Ele falou das expectativas de recomeçar a vida após fugir da guerra. Ele disse que deixou tudo para trás, mas está indo para o Brasil com vida e com saúde.

Na viagem de ida, a aeronave da FAB levou 11,5 toneladas  de doações para auxílio humanitário aos ucranianos que estão sofrendo com a guerra. Foram doados purificadores de água, kits voltaicos com painel solar, medicamentos, e alimentos desidratados de alto teor nutritivo.

Fonte: Rádio Agência Nacional 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html