Cresce no PT movimento contra chapa LULA e ALCKMIM

Integrantes da executiva nacional do PT têm demonstrado preocupação com o crescimento do movimento contrário à aliança Alckmin e Lula (foto) para as eleições de 2022 no partido.

Como estamos mostrando, petistas históricos resistem ao “Lulalckmin”. Entre os quais, Valter Pomar, Breno Altman, os ex-presidentes da sigla José Genoino e Rui Falcão e a ex-presidente Dilma Rousseff. Na visão desses petistas, a união entre Lula e o ex-tucano é uma “traição” aos ideais do partido.

Ontem, por exemplo, Rui Falcão disse em entrevista à Folha de S. Paulo que Lula

“não precisa de uma muleta eleitoral, como seria a presença do Alckmin”. Além disso, como também mostramos, uma petição contra Alckmin elaborada pelo diretório petista no Butantã fala em “zelar pela vida do companheiro Lula”.

Segundo apuramos, setores mais pragmáticos do partido tentarão, em seminários internos, reforçar a importância da aliança, alegando que o gesto mostra que, para além das disputas ideológicas, o bolsonarismo precisa ser combatido.

 

Além disso, a cúpula petista quer reforçar que Lula e Alckmin têm divergências políticas pontuais, mas que isso não atrapalharia a formatação de um programa de governo.

“Aqueles no PT que defendem chapa pura de Lula, ou um vice do mesmo campo do candidato à presidente, ou perderam a noção de correlação de forças no Brasil, ou querem ‘lacrar’! Estilo: ‘Eu sou radical’, mas a decisão é do Lula. Assim fica fácil, para eles. Mas difícil para o Lula”, disse ontem pelas redes sociais Alberto Cantalice, membro da executiva nacional e diretor da Fundação Perseu Abramo, braço de educação política do partido.

A preocupação da cúpula petista reside em uma questão pragmática. A liderança do partido teme que a revolta da base possa comprometer uma eventual vitória do petista, já que a possível aliança com Alckmin é vista pela ala pragmática da sigla como um dos fatores que tem colaborado para o bom desempenho de Lula nas pesquisas de intenção de voto.

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html